Buscar
  • Yunus Corporate

Yunus Negócios Sociais comanda Workshop sobre inovação social corporativa na HSM Expo 21


Glaziela Cavallaro, Head de Impact Venture, e Rui Lira, Head de Inovação Aberta, ficaram à frente do Workshop Y.Lab: Inovação Social Corporativa


São Paulo, dezembro de 2021 - Nos dias 6 a 8 de dezembro, aconteceu o HSM Expo 21 no Transamérica Expo Center, o maior evento corporativo da América Latina com palestras, workshops, mentorias, rodada de startups e negócios. A Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, ficou responsável pelo Workshop de inovação social corporativa durante o segundo dia de exposição, que aconteceu no Palco 1A do Auditório, sob o comando do Head de inovação Aberta da empresa, Rui Lira e a Head de Impact Venture, Glaziela Cavallaro.


Rui e Glaziela deram início ao Workshop, apresentando o Professor Muhammad Yunus aos participantes, depois contaram sobre a fundação da empresa e toda sua atuação global, que ajudou a gerar mais de 100 mil empregos, impactou mais de 29 milhões de pessoas, investiu U$16 milhões de dólares, apoiou 2 mil empreendedores em 12 países no total. Segundo Lira, a missão da Yunus é ajudar as empresas a se transformarem em potências multiplicadoras de valor para toda sua cadeia, de forma inovadora, sustentável e perene.


Em seguida, Cavallaro mencionou alguns cases de sucessos de negócios sociais corporativos apoiados pela Yunus como, por exemplo, a Grameen Danone estabelecida em 2008 em Bangladesh, com o objetivo de combater a desnutrição; a Vishduhh com foco em catadores indianos que vivem em pobreza absoluta; o Campo Vivo que ajudou no fortalecimento do pequeno produtor rural da Colômbia através de especializações; e por último, a Água AMA. “A Água AMA é o primeiro negócio social da Ambev, que tem 100% do seu lucro revertido para projetos de acesso à água potável na região do semiárido do Brasil”, completou Glaziela.


Logo após, Rui Lira e Glaziela Cavallaro comandaram uma atividade com os participantes para exercitar a construção de um negócio social. Todos foram divididos em grupos, escolheram um setor de atuação, definiram o nome da empresa e decidiram o cargo de cada membro dos grupos entre: Diretor Financeiro, Diretor de Inovação, Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social, Diretor de Marketing e por último, Diretor de Produtos.


Já com os grupos, setores e cargos definidos, foi traçado toda jornada de construção de um negócio social de cada uma das empresas fictícias, criando o DNA de estratégia de impacto através de questionamentos feitos pelos palestrantes para que todos pensassem em soluções, problemas e como agir focado em inovação social. “As empresas não têm que se apaixonar pelas soluções, é preciso se apaixonar pelo problema! É necessário olhar para o problema antes de qualquer outra coisa”, disse Cavallaro durante a palestra. Veja mais fotos:




Fale conosco


Precisa levar inovação para dentro de uma empresa e tem interesse em iniciar uma conversa com nosso time? Mande uma mensagem para corporate@yunusnegociossociais.com!



Leia mais: HSM Expo 21: Executivos de grandes empresas participam de Mesa Redonda sobre ESG mediada pela Yunus

112 visualizações0 comentário