
Yunus Corporate
Vitasay Start 50+: Conheça o programa de aceleração para empreendedores 50+
De acordo com o Sebrae, existem 53 milhões de empreendedores no Brasil e 49% deles estão acima dos 45 anos. Apenas em 2020, o contingente de pessoas com mais de 50 anos iniciando um trabalho em startups foi de, aproximadamente, 2,5 milhões. Estes dados revelam que estamos vivendo mais e que nossa trajetória profissional tem ganhado novos contornos.
O aumento na expectativa e qualidade de vida tem impulsionado parte da população madura a buscar novas oportunidades após a aposentadoria. E entre os motivos estão a necessidade de complementação de renda - devido a redução dos ganhos mensais -, o aumento do nível de desemprego nessa faixa etária, falta de políticas públicas, realização de um sonho antigo, vontade de se manterem ativos e participativos no mercado de trabalho, ou o desejo de continuarem aprendendo.
Entretanto, apesar do grande potencial que este mercado representa, novas ferramentas tecnológicas, necessidade de atualizações de conteúdos, ou até mesmo acesso à crédito ou a programas de incentivo que abracem esse fenômeno do empreendedorismo sênior, podem representar grandes barreiras, já que essa população costuma lidar com a invisibilidade.
Ou seja, existe uma urgência para que se desenvolvam ações de suporte e aceitação do desenvolvimento dessas pessoas, já que indivíduos acima dos 50 anos deverão representar 30% da população até 2030, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, a cada dia, têm se tornado uma força econômica cada vez mais potente.
Como ajudar?
Para preencher essa lacuna, a marca Vitasay50+, linha de suplementos alimentares especialista nesta faixa etária, em conjunto com a nossa unidade de inovação corporativa, a Yunus Corporate, elaborou um programa de aceleração para fomentar o empreendedorismo maduro e dar destaque ao tema, a fim de romper preconceitos e valorizar esses profissionais.
Vitasay Start 5.0+ foi o primeiro programa de aceleração direcionado a negócios geridos por pessoas a partir dos 50 anos de idade, com foco em inovação social e potencial de transformar a realidade de muitos brasileiros.
Para a Yunus, além do impacto geracional - ao apoiar empreendedores maduros - o programa também deveria selecionar negócios de impacto social, que contribuíssem para o avanço nos segmentos de Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Mental, Alimentação Saudável, Apoio ao empreendedorismo, Inserção no mercado de trabalho, Aprendizagem ao longo da vida, Educação para novas tecnologias e Economia Circular. Um programa de múltiplos impactos positivos, um ganha-ganha.
A aceleração recebeu 367 inscrições de todo o Brasil e foram selecionados seis finalistas [conheça os negócios selecionados ao final da página]. Entre os critérios de seleção, foram considerados a idade do empreendedor, o impacto do negócio, diversidade, equipe, tecnologia e se o modelo de negócio possibilita conexões com a corporação. Esta busca de conexão começa já no desenho do projeto, quando entendemos o propósito da marca e mapeamos seus desafios internos.
Com este entendimento, passamos a selecionar negócios de impacto social que contribuam para o avanço das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e, ao mesmo tempo, possam ajudar a resolver os desafios da empresa (seja como parceiros, fornecedores ou até mesmo sócios em um novo negócio).
Durante o processo de aceleração, os empreendedores tiveram a oportunidade de rever seu plano de negócio, se conectar com parceiros e empresas que possuam sinergia com o seu propósito e participar de mentorias com profissionais renomados no mercado.
Dividida em três bootcamps on-line e outros encontros virtuais para mentorias personalizadas, a jornada de aceleração focou em compreender os desafios e objetivos do processo para um percurso bem sucedido, por meio de uma rede de apoio com mentores e parceiros para crescimento individual, do negócio e do impacto socioambiental. Ao final do processo um dos negócios recebeu um aporte no valor de R$ 200 mil para ampliar seu potencial de impacto. A Bioneye, a startup vencedora, atua com um pequeno equipamento de baixo custo que realiza exames laboratoriais usando apenas uma gota de sangue.
Eduardo Damone e Wellington da Rocha Gouveia, responsáveis pela criação da Bioneye identificaram um fator que muitas vezes dificulta o acesso a consultas médicas e pode sobrecarregar as clínicas populares e o SUS (Sistema Único de Saúde): a consulta de retorno apenas para avaliação dos exames e prescrição médica, que gera custos, tempo de deslocamento e também ocupa um horário da agenda médica.
“Estamos muito felizes com o prêmio. Participar da aceleradora Vitasay Start 5.0+ representou um grande aprendizado e desenvolvimento para o nosso negócio. É muito importante iniciativas que apoiem empreendedores com mais de 50 anos, pois temos muita bagagem e vitalidade para continuar contribuindo com a evolução da nossa sociedade”, conta Eduardo Damone da Bioneye.

Conheça todos negócios acelerados
O engajamento e ânimo dos empreendedores durante a jornada foi um destaque importante para o sucesso do projeto. Conheça os negócios:
Liderado pelos empreendedores Cynthia Braga, 59 anos, e Walber Schwartz, 53, o UberHub oferece um curso gratuito de alto nível em lógica de programação para jovens de 13 a 21 anos. Cerca de 85% dos alunos são provenientes de escola pública.
Free Soul Food (São Paulo, SP)
A Free Soul Food é uma empresa de alimentação gerida pela empreendedora Janete da Costa, de 64 anos, e Maíra Costa, 39, que pensa na inclusão de pessoas com restrição alimentar e também na inclusão profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A empresa compra produtos de pequenos produtores e gera emprego e renda para mulheres negras imigrantes.
SustentaMundoBR (João Pessoa, PB)
Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) e liderado pelos empreendedores Eleine Bélaváry, 61 anos, e Claudio Tieghi, 56 anos, o programa incentiva a coleta seletiva, gestão e destinação adequada de materiais recicláveis em municípios a partir de condomínios residenciais e empresas.
Startup de saúde e longevidade, habilitada em tecnologia. Oferece serviços que suportam a assistência primária à saúde e bem estar mental e social , por meio de profissionais maduros e experientes, os Empreendedores do Cuidado Social. À frente do negócio estão as empreendedoras Sílvia Scagliarini , Founder e CEO e também Katia Valença, ambas com 57 anos.
Conduzida por Eduardo Assunção, 53 anos, e Wellington da Rocha, 41, a Bioneye desenvolveu um equipamento de baixo custo que é capaz de realizar diversos tipos de exames usando apenas uma gota de sangue, por meio da visão computacional e inteligência artificial.
Meu Último Desejo (Atibaia, SP)
Plataforma 100% digital que armazena e envia mensagens, fotos ou arquivos de forma privada e confidencial, para serem enviados e revelados apenas aos destinatários escolhidos em caso de sua morte e em vida. Na liderança do negócio estão Mário Maurício, 52 anos, e André Santos, 38 anos.
Aprendizados
Foi o tempo em que aos 50 anos a atenção estava voltada para a aposentadoria. A convivência com os empreendedores 50+ durante a aceleração confirma que eles estão em plena ação. São pessoas que escolheram abraçar novos desafios e colocar em ação os seus propósitos. São uma inspiração diária e deixam a certeza de que a maturidade será aquilo que você fizer dela. Podemos destacar algumas habilidades e comportamentos bastante presentes nestes empreendedores:
Aprendizado constante
Embora muitos dos acelerados venham de carreiras executivas e tragam ampla experiência pessoal e profissional, a abertura para aprender é admirável. São muito questionadores e trazem dúvidas reais e embasadas em aplicações práticas.
Propósito claro
Os empreendedores maduros costumam empreender em algo que realmente faça sentido para eles. O objetivo aqui não é chegar ao topo da carreira, pois muitas vezes até já chegaram em algum momento, mas sim fazer algo que realmente permita aplicar suas habilidades e exercitar suas paixões. Muitas vezes o negócio está ligado a um antigo desejo não concretizado ou a uma transição de carreira.
Visão sistêmica
A vivência em diferentes empresas e papéis dá aos empreendedores maduros uma visão ampla do negócio e seus desafios. É interessante perceber como conseguem ampliar o cenário com mais facilidade, seja para desenhar uma jornada, definir os parceiros chave ou estruturar as áreas do negócio.
Valor das conexões
Nesta aceleração temos sempre uma dupla de sócios participando. Com isto, é possível perceber como esta conexão é bem escolhida, pois em geral é realmente complementar, seja pelas habilidades ou perfil de gestão, os sócios costumam realmente criar uma conexão poderosa.
O papel da corporação
Fomentar o impacto positivo em uma comunidade, melhorar as condições de vida e a autonomia financeira de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e garantir um impacto ambiental reduzido são iniciativas importantes para a nossa sociedade.
Mas os negócios sociais, de maneira geral, encontram alguns desafios importantes como capacitação, burocracia para conseguir crédito, investimento e de cultura de relacionamento entre empreendedores e investidores.
São iniciativas como a aceleração de Vitasay que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos negócios sociais e do ecossistema de impacto. Uma grande corporação se torna relevante quando ela troca o “criar com” por “criar para” e o futuro pertence às empresas que criam valor para todos.