
Elaine Coutrin
Escola ensina idosos a jogar e a desenvolver videogames
Atualizado: 24 de nov. de 2020
Metodologia da ISGAME ajuda a melhorar a saúde mental e física dos mais velhos

Desde jovem, o empreendedor Fabio Ota sempre gostou de conversar e ouvir histórias dos mais velhos. Fundou a International School of Game (ISGAME), em 2014, para ensinar o desenvolvimento de games para crianças e jovens, com uma metodologia focada em melhorar o raciocínio lógico, planejamento, criatividade e socialização. No ano seguinte, a companhia se aprofundou em estudos científicos sobre como os games estimulam a cognição e podem retardar a evolução do declínio cognitivo em idosos.

A ISGAME ensina idosos a jogar e desenvolver videogames com metodologia para melhorar a saúde mental e física. Também possui o Aplicativo Cérebro Ativo com jogos de estímulos cognitivos, físicos e sociais e monitoramento da saúde.
“Entendemos que, para que fosse aplicado esse tipo de ensino, seria necessário familiarizar o público sênior com os games. Nessa junção nasceu uma nova metodologia para desenvolvimento de jogos para pessoas com mais de 60 anos”, conta Fabio. Em agosto de 2015, a ISGAME iniciou a primeira turma de idosos do curso de desenvolvimento de games.
Para conseguir atender os 60+ de todas as classes sociais e escalonar o projeto, a startup precisou utilizar, além de computadores portáteis, os smartphones – ferramentas mais acessíveis e que a maioria dos maduros já tinha. Em 2018, a ISGAME começou a desenvolver o aplicativo Cérebro Ativo, com o objetivo de expansão.
Este ano, com a pandemia de Covid-19, a startup iniciou uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo para apoio aos mais velhos em isolamento social. O projeto ensina e disponibiliza o Cérebro Ativo para atividades físicas, mentais e sociais. “Já são mais de 200 idosos praticando atividades online para a familiarização de tecnologias digitais, promovendo a autonomia na utilização de smartphones”, explica o fundador.
Hoje, o negócio atua principalmente no estado de São Paulo - na capital, em Jundiaí, em Guarulhos e em Santos -, e no Rio de Janeiro, em Ipanema. Em breve, iniciará atendimento em Belo Horizonte (MG). O aplicativo da startup está disponível para download gratuito na App Store e Google Play.
Por conta do seu impacto positivo entre a população madura, a empresa está entre os 6 negócios selecionados para o programa Neo Acelera, criado pela Neo Química e executado pelo time de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais. O programa, cuja edição deste ano possui foco em 'Longevidade Ativa', tem apoiado, por meio de encontros virtuais, negócios sociais voltados para os desafios da maturidade que já impactam seu público alvo e têm potencial para ganhar escala.
