Buscar
  • Yunus Corporate

Empreendedor cria empresa especializada em treinar cuidadores de idosos

Acvida Cuidadores está entre os negócios selecionados para o programa Neo Acera.


Adriano Machado, fundador da Acvida. Foto: Divulgação

Há uma grande carência de profissionais cuidadores de idosos no mercado, já que esta não é uma profissão regulamentada e não há cursos universitários para sua formação. Isso torna a contratação de um profissional qualificado cara e, muitas vezes, faz com que ocorra via terceirização. Criada em 2012, a Acvida Cuidadores surgiu a partir dessa percepção de mercado de seu fundador Adriano Machado, com origem em uma necessidade familiar.


A startup oferece um curso de formação de cuidadores com baixo custo, que pode ser realizado à distância com tecnologias simples, como o celular. A proposta do negócio é promover oportunidades de formação profissionalizante a um público economicamente vulnerável. Dessa forma, utilizam plataformas tecnológicas combinadas com parcerias locais para diminuir custos e aumentar o acesso à formação de qualidade.


O projeto já conta com uma base de 200 cuidadores em Brasília, local de origem, e 1.200 no país. A ideia de capacitar cuidadores veio logo no início do negócio, quando o fundador percebeu a falta de mão de obra qualificada e os obstáculos para profissionalizar cuidadores.


“Procuramos um curso que pudesse atender essas demandas e não encontramos. Com os melhores materiais do mercado e nossa experiência, criamos o nosso próprio curso. Mas sempre estivemos em sala de aula física e, com isso, tivemos uma série de limitações. Lidávamos com as escalas de trabalho dos cuidadores e o deslocamento na cidade, por exemplo, que os impediam de frequentar algumas aulas”, conta Adriano Machado.


Hoje, a Acvida oferece atendimento em Brasília (DF) e Recife (PE) por meio de unidades próprias e franqueadas. Iniciou seus serviços, também, em São Paulo e no Rio de Janeiro, por meio do Clube de Cuidadores, modelo que dispensa unidades locais. “Fazemos o recrutamento e seleção dos cuidadores, sua capacitação – a fase remota é feita conosco e a presencial por parceiros locais –, e indicamos, sem custos, para as famílias que precisam desse tipo de serviço. A ideia é levar essa modalidade para todo o país”, explica.


Para driblar os entraves para a formação dos profissionais e, mais tarde, a pandemia, a startup tomou a decisão de migrar seu atendimento para o digital. “Ficamos cinco anos pensando em como ajustar o curso a tudo isso e, depois, com a pandemia, resolvemos em cinco dias. No fim, foi algo que nos surpreendeu. O ensino pelo celular foi muito mais intuitivo. Hoje, a turma está bem mais interativa e conseguimos avaliar seu desempenho com maior assertividade.”


O objetivo da Acvida Cuidadores é expandir cada vez mais esse modelo para que possam estar em mais lugares. “Nossa modalidade presencial é muito boa, mas nos limita a uma localização física. Com esse novo padrão, podemos atuar em qualquer estado do Brasil. O cuidador consegue atender mais famílias, da maneira que precisam”, esclarece Machado.


Por conta do seu impacto positivo entre a população madura, a empresa está entre os 6 negócios selecionados para o programa Neo Acelera, criado pela Neo Química e executado pelo time de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais. O programa, cuja edição deste ano possui foco em 'Longevidade Ativa', tem apoiado, por meio de encontros virtuais, negócios sociais voltados para os desafios da maturidade que já impactam seu público alvo e têm potencial para ganhar escala.


Um dos encontros virtuais para o Neo Acelera. Foto: YSB Brasil

26 visualizações
Agende um call ou reunião:
Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais