Buscar
  • Yunus Corporate

Conheça Laís Xavier, a empreendedora por trás da startup que já impactou mais de 560 mil alunos

O Mídias Educativas foi uns dos negócios selecionados para o programa Aceleração Itaú Mulher Empreendedora, que contou com mentoria liderada pelo time da Yunus Negócios Sociais



Formada em Ciências da Computação, Laís Xavier é uma empreendedora engajada, que tem como inspiração mulheres e mães que empreendem. Ela está à frente da Mídias Educativas como sócia desde a criação da empresa, em 2008.


A startup é uma edtech que aumenta a eficiência do uso dos recursos públicos aplicados à educação, assim como melhora o processo de ensino-aprendizagem, pois atua com softwares educacionais que oferecem soluções com teorias de aprendizagem humana nos mais diferentes formatos digitais.


A empresa foi criada junto com amigos - hoje seus sócios - quando Laís ainda estava na faculdade. A Mídias Educativas nasceu realizando serviço de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a maior parte das editoras do país, entre elas: Abril, Moderna, Saraiva e Positivo. Entretanto, ainda faltava escalabilidade para a empresa.


“Houve um crescimento do negócio, mas a educação é uma paixão para todos nós. O nosso propósito é atuar na área de Educação com foco em desenvolver melhores formas de objetos de ensino-aprendizagem. Inclusão através do conhecimento que aproxima, que transforma as realidades. O nosso público-alvo são as instituições de ensino (escolas, universidades, prefeituras, cursos isolados, cursos de formação profissional etc). A gente foca nas metodologias, nas ferramentas que dão suporte para o que está sendo ensinado”, explica a empreendedora.


Em 2014, a Mídias Educativas começou a atuar com um conjunto de produtos educacionais para escolas (B2B – negócios realizados entre empresas) e para Governo (B2G – negócios realizados para o Governo).


Mas ainda assim era necessário lidar com os desafios do negócio e buscar apoio por meio de mentorias. Por isso, no final de 2019, Laís inscreveu a startup para o programa de aceleração Itaú Mulher Empreendedora e foi uma das 6 empreendedoras selecionadas.


Com mentorias e encontros liderados pela equipe da Yunus Negócios Sociais, Laís passou por 80 horas de capacitação, mentorias especializadas e personalizadas a partir das necessidades e desafios que as líderes femininas enfrentam para aumentar o impacto social e os resultados financeiros de suas soluções.


Laís Xavier durante mentoria com o time Yunus no início deste ano. (Foto: Elaine Coutrin)

Por meio da unidade de Corporate, A Yunus Negócios Sociais, levou às empreendedoras participantes do programa o olhar de negócios de impacto social dentro do empreendedorismo feminino e, assim, Laís pôde mensurar o impacto e a relevância da sua empresa para a sociedade. A Mídias Educativas já impactou 560 mil alunos e mais de 16 mil professores.

“A Yunus Negócios Sociais foi uma excelente parceira, na medida em que trouxeram de forma muito efetiva as especificidades dos negócios sociais para a aceleração. Conseguiram transformar algo, que até parece romântico, em algo muito prático e estruturado, profissionalizando os processos de gestão, nos apresentando ferramentas para materializar o nosso impacto e ampliar os resultados”, comentou.


Empreendedoras durante o bootcamp online.

Mesmo com os desafios da pandemia e muitos dos encontros presenciais virarem encontros online, a empreendedora foi encorajada a desenvolver competências e habilidades em assuntos como negócios e liderança feminina, oportunidades de crescimento, finanças, acesso à capital e produtos financeiros, estratégia de marketing, gestão de pessoas, entre outros temas.


Ao fim do processo de aceleração, ela pôde apresentar o pitch sobre o negócio durante o Demoday, um evento online cujo tema foi “Os negócios de impacto social na construção do futuro”, e mostrar por meio de uma transmissão ao vivo toda a evolução da empresa.


“Depois da aceleração conseguimos posicionar melhor nossos produtos num segmento da área privada, abrimos as perspectivas para atuação com fundações e institutos (não estava em nosso radar isso). Para mim a aceleração foi um grande ponto para crescimento. Cresci enquanto pessoa, aprendi e me profissionalizei mais na gestão do meu negócio, consegui focar no que é mais importante (sob o ponto de vista de portfólio), ampliei minha potência profissional. Deixar fluir o nosso propósito enquanto instituição e materializá-lo de forma genuína nos colocou em um ponto de inflexão positivo na nossa jornada corporativa. A aceleração foi muito intensa e igualmente transformadora”, comemorou.


Para o futuro, a CEO tem como meta ampliar o olhar para o aluno da rede pública e privada para que seja visto individualmente com suas especificidades, habilidades e potenciais.


Assista ao pitch completo apresentado por Laís Xavier durante o webinar “Os negócios de impacto social na construção do futuro”:


APOIAR O EMPREENDEDORISMO FEMININO FAZ PARTE DA NOSSA ESSÊNCIA!


Até os dias atuais a Yunus mantém, ao redor do mundo, a essência do apoio ao empreendedorismo feminino como o Professor Yunus fez em 1976, quando começou a realizar experiências com o fornecimento de pequenos empréstimos para a população da base da pirâmide sem as garantias e exigências tradicionais dos bancos comerciais. 


O projeto foi chamado de Grameen Bank e, mais tarde, em 1983, tornou-se um banco oficial para fornecer empréstimos aos pobres, principalmente mulheres na zona rural de Bangladesh. Hoje o Grameen Bank tem mais de 8,4 milhões de mutuários, 97% dos quais são mulheres, e desembolsa mais de 1,5 bilhões de dólares por ano. A ideia se espalhou por quase todos os países do mundo, incluindo países desenvolvidos e industrializados.


Ao apoiar o setor, seguimos na missão que é democratizar a educação empreendedora e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo feminino.


Professor Muhammad Yunus ao lado de mulheres beneficiadas com o microcrédito.

0 visualização
Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais