Buscar
  • Yunus Corporate

Conheça a Vitalk, startup que pretende revolucionar o setor da terapia digital

Atualizado: Set 15

A empresa oferece soluções para organizações que buscam cuidar da saúde mental de seus funcionários, além de uma versão gratuita para o usuário final



Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo e, destas, apenas 5% têm acesso ao tratamento adequado. Foi com base neste cenário que o canadense e russo Michael Kapps lançou no ano passado a Vitalk, um serviço de terapia digital equivalente às soluções tradicionais, porém até 3 vezes mais barato, com o incremento da inteligência virtual de um chatbot auxiliador no tratamento.


Michael Kapps, CEO da Vitalk. (Foto: Divulgação)

Casos de estresse, ansiedade e depressão, que já eram numerosos antes, dispararam por conta da instabilidade econômica do país, do trabalho remoto e do isolamento social ocasionados pela Covid. Já podemos dizer que, além da pandemia do novo Coronavírus, vivemos a pandemia da saúde mental no Brasil e a Vitalk foi criada justamente com a premissa de democratizar o acesso à terapia e auxiliar empresas no cuidado com a saúde mental de seus funcionários.


Como explica o fundador, Michael Kapps, os modelos de terapias convencionais são caros, ainda existem muitos estigmas e as soluções não são completas para organizações que querem cuidar da saúde mental de grandes populações.


A ideia foi criar uma solução na qual os profissionais especializados em Terapia Cognitiva Comportamental conduzissem terapias por trocas de mensagens de texto assíncronas e chamadas de vídeo. Esses profissionais prescrevem atividades e exercícios para que os pacientes realizem ao longo da semana apoiados pelo chatbot, o robô de inteligência artificial conversador da Vitalk que identifica os problemas e orienta a necessidade de cada paciente.

O empreendedor, que já atuou em uma ONG de combate à Malária em Gana, estudou economia em Harvard, e depois trocou a rotina caótica que vivia para trabalhar em uma fazenda no Pantanal, conta que se deu conta da importância da saúde mental quando ainda era estudante. “Hoje eu percebo o quanto estava deprimido e ansioso naquela época. A minha saúde mental me levou ao Brasil, onde adquiri um estilo de vida melhor e acessei uma cultura na qual me sentia mais confortável do que na cultura de Wall Street. A decisão da ter um empresa focada em saúde mental também é um pouco de consequência disso, além de ter percebido os desafios da saúde pública aqui”, explicou.


Como funciona:


Primeiro o paciente baixa o aplicativo e faz uma avaliação de saúde mental com a ajuda do chatbot. Com a coleta dos dados, um plano de cuidado personalizado é gerado para o usuário. A partir disso, o paciente passa a ter contato com terapeutas on-line que lhe prescrevem exercícios digitais. O aplicativo também oferece outros recursos, como conteúdo para meditação, respiração e psicologia positiva.





O empreendedor explica que, com os exercícios prescritos, as trocas de mensagens com os profissionais de saúde mental e orientações, o paciente tem, em média, 2,5 horas de tratamento por semana. O que seria diferente da terapia tradicional, na qual o atendimento dura 1h por semana.


Com isso, o profissional, que é remunerado pela startup, também conseguiria atender mais paciente e o usuário cuidaria da sua saúde mental 5 vezes ou mais por semana. A versão gratuita do aplicativo está disponível para qualquer pessoa que deseja utilizá-lo


Os pacotes para empresas envolvem campanha de marketing institucional para engajar funcionários, mapeamento de saúde mental e navegação de cuidados para identificar qual departamento dentro da empresa está sofrendo e o motivo disso. Além de fornecerem aos funcionários o acesso ao aplicativo na versão de cuidado da saúde mental híbrido (psicóloga + app).

Entre os principais clientes da Vitalk estão Johnson & Johnson, Eletrolux, Latam Airlines, Siemens e outros. Atualmente, a plataforma registra a média de 3 a 5 mil downloads por dia e conta com mais de 150 mil usuários.


A startup foi convidada a participar do recém finalizado programa de aceleração Itaú Impact Tank, liderado pelo time de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais e que contou com mentoria de especialistas do mercado e experts do banco. O programa, que tinha a saúde como tema central, escolheu 6 health techs, entre elas a Vitalk, por contribuírem para a transformação digital no setor e por oferecerem soluções que impactam positivamente milhares de vidas.


ASSISTA AO PITCH COMPLETO:



62 visualizações
Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais