Buscar
  • Yunus Corporate

Como o empreendedorismo social pode sacudir a poeira corporativa?




Então aqui estamos nós! O tempo para mudança e reforma pessoal através de resoluções já chegou. Mas, isso não significa apenas uma oportunidade para melhoria pessoal, também significa um tempo para o autodesenvolvimento profissional. Agora é um ótimo momento para dar um passo atrás e se abrir para novas ideias que estimulam a inspiração e a inovação e podem criar uma mudança cultural positiva em seu local de trabalho. As startups não devem ser as únicas que incentivam os sonhos, o pensamento e a inovação.


Gifford Pinchot cunhou o termo "intraempreendedor" para descrever o que ele viu como "sonhadores que fazem". Pinchot acreditava que o ambiente de trabalho de uma empresa e as pessoas que faziam parte dela, em grande parte, definiam seu sucesso e enfatizou a importância dos intraempreendedores dentro das organizações.


Os colaboradores que impulsionam mudanças positivas ajudam no crescimento da empresa através de um ciclo auto-realizável. Talento inspirador criará um local de trabalho inspirador. Um ambiente assim atrai talentos direcionados e inovadores que inspiram outras pessoas a se esforçarem para alcançar e inovar. Somente quando uma empresa é construída com o 'ethos' certo pode permitir que empreendedores e inovadores floresçam.


Como alavancar uma cultura intraempreendedora


Então, você está pensando, como posso fazer a diferença no meu dia a dia de trabalho? As pessoas naturalmente têm o desejo de serem flexíveis e autônomas, então por que isso conflita com nossa rotina profissional? As idéias mais antigas de gerenciamento condenam as horas que o funcionário gasta trabalhando fora da sua mesa, mas tal atitude tem sido a grande causadora da coibição da inovação corporativa. Por isso, experimente rotinas alternativas, sugira um apanhado semanal, elogie o trabalho de alguém. Seja o que for, tente algo diferente com a esperança de promover autonomia, confiança e motivação que, em última análise, impulsionam o desempenho e a inovação.



Apoie uma cultura multi-talentosa florescente


Quem disse que os funcionários precisam ficar estagnados em um papel e ficar presos no pensamento rotineiro? Democratize a inovação e permita que seus colaboradores explorem projetos fora da descrição de seu cargo. É comum que as pessoas queiram uma ampla variedade de habilidades e experiências no lugar da carreira com um único foco, e isso é facilmente alcançado por meio da promoção de oficinas, cursos e aulas, sempre que possível. É importante apoiar o desenvolvimento de paixões, como interesses em tecnologia de ponta ou design criativo, já que as evidências mostram que a lealdade e o desempenho aumentam quando os funcionários se sentem valorizados e empoderados.


É importante apoiar esta ideia com as estruturas e recursos necessários que permitam o desenvolvimento delas. Isso significa um local de trabalho que não é insuficiente e que talvez tenha até que reservar um pouco mais do orçamento de aquisição de talentos para a retenção dos que já estão ao seu lado. Ao promover uma cultura de autoestima e ajudar os funcionários a se sentirem empoderados e valorizados, eles não apenas realizarão um trabalho melhor, mas também ficarão com você por mais tempo, o que significa maior eficiência da equipe e contratação menos dispendiosa.


Estabelecer valores fundamentais


Além da promoção do espírito empresarial, os valores centrais devem ser aplicáveis ​​desde as diretivas de negócios até o dia a dia. Eles devem ser instilados na tomada de decisões em todos os níveis de sua organização. Ter um senso compartilhado de valores e objetivos ajuda os funcionários a alinharem o comportamento e o raciocínio e melhoram seu desempenho.


A partir dessa base sólida, a inovação fluirá naturalmente. Se os colaboradores forem altamente envolvidos e inspirados por esses valores, isso, por sua vez, vai inspirar seus parceiros, clientes e comunidade. Valores centrais fortes e eficazes são uma ferramenta importante no processo de retenção e recrutamento.


Inspire e incentive a colaboração


Em grandes empresas, onde há muitas vezes uma desconexão entre equipes, é importante promover a atividade social. Uma pesquisa da TINYpulse descobriu que “colegas” e “camaradagem” estavam entre os principais motivadores para os funcionários que se esforçam ao máximo. A polinização cruzada é uma ótima maneira de criar uma força de trabalho coesa e feliz, e a colaboração pode até resultar nas melhores ideias. Os Hackathons do Facebook são um ótimo exemplo disso, onde os engenheiros de software têm a oportunidade de trabalhar em suas ideias malucas sobre os recursos da empresa para promover a criatividade e inovação dentro da organização - um resultado famoso é o botão 'Curtir'. Grupos de folga, clubes do livro, happy hours, etc. - essas são ótimas maneiras de fazer com que as pessoas passem por vários departamentos para conhecer e compartilhar ideias.


Incentive seus funcionários a participarem de eventos e conferências em equipe; enxergarem seus colegas como mentores; ou envolver-se com a construção de aceleradoras e incubadoras para conectar-se ao ecossistema das startups (um exemplo interessante é a água AMA, criada a partir de uma aceleração feita dentro da própria Ambev sob a mentoria da Yunus Brasil). Existem inúmeras oportunidades para promover um ambiente de apoio e colaboração, compreensão, aprendendo com os talentosos empresários ao seu redor.





Inspiração precisa de gatilhos externos


Passamos a maior parte da semana no escritório, por isso é importante criar um ambiente agradável. As pessoas têm suas melhores ideias quando se sentem à vontade, então tente criar um ambiente estimulante, mas relaxante. Por exemplo, o hot desking promove a fluidez entre os departamentos. Outras empresas têm estações de trabalho sit-stand para reduzir o tempo gasto sentado, bem como mesas móveis que podem ser reorganizadas para promover a mobilidade, flexibilidade e colaboração. Plantas, paredes coloridas e cartazes também contribuem para uma atmosfera energética e uma cultura vibrante, onde a criatividade e a expressão são encorajadas.


Além da decoração de interiores, você também deve pensar no interior das pessoas. A ideia de autoestima não se aplica apenas à cultura da empresa, mas também aos nossos relacionamentos diários. Como humanos, amamos o reconhecimento pelo nosso trabalho. Parece simples, mas o feedback positivo deve ser sempre incentivado. Se você escreve para cada funcionário individualmente ou dá a eles maior exposição na organização como um todo, se as pessoas se sentem verdadeiramente apreciadas, é mais provável que retribuam através da lealdade e do trabalho árduo.



Inovação Social Corporativa


Em muitos setores, as empresas estão enfrentando avanços tecnológicos, bem como os efeitos de uma variedade de desenvolvimentos sociais. Historicamente, as corporações buscavam inovações disruptivas fora da empresa, mas agora é muito mais comum que as inovações sejam fomentadas internamente, conectadas ao core business de seus negócios. Ao satisfazer uma força de trabalho cada vez mais inquieta, que busca a autonomia, a criatividade e o significado no local de trabalho, as corporações podem aproveitar todo o potencial de seus talentos e ver a inovação e a inspiração florescer em seus funcionários.


Não importa a sua história ou indústria na qual trabalha - é hora de se livrar de parte dessa poeira corporativa. É hora de promover ideias inovadoras de baixo para cima. E é hora dos valores do intraempreendedorismo social ajudarem você a preparar o caminho para um futuro melhor, que dê sobrevida ao seu negócio.




0 visualização
Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais