Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais

Buscar
  • Yunus Corporate

Como criar impacto a partir do seu home office (e não perder a cabeça no processo)


Em tempos de incertezas sobre os rumos do Covid-19, muitos de nós tem se ajustando a uma nova rotina. Aqueles que têm essa possibilidade, agora estão trabalhando em casa. Uma coisa é clara, essa enorme crise vai mudar permanentemente os padrões de trabalho do futuro e, por isso, nossa equipe corporativa compartilha suas experiências. 





O time à frente da área de inovação corporativa da Yunus Social Business sempre teve uma cultura voltada para o trabalho remoto. Isso nos permite estar à frente nestes tempos 'nômades digitais', fornecendo flexibilidade e autonomia aos nossos colaboradores. Em 7 países diferentes, trabalhamos em projetos de várias durações, escalas e geografias. Hoje, construímos com sucesso uma forte cultura da empresa sem perder energia, idéias, confiança ou produtividade valiosas no processo.


Seja empresário, intraempreendedor ou funcionário, compartilhamos uma coisa em comum: somos criaturas sociais. Contamos com conexões emocionais para inspirar, conectar e motivar um ao outro. O que descobrimos ao longo dos anos é que ser remoto não deve impedir você de ser social. Graças aos avanços da tecnologia e ao uso de ferramentas e estruturas colaborativas, nos conectamos com frequência, nos conhecemos em um nível pessoal e conseguimos estar em 'espaços de escritório' virtuais.



Trabalhando juntos sob o mesmo teto virtual


Mesmo que não esteja no mesmo local físico, hoje, já existe uma variedade de aplicativos e ferramentas que ajudam a colocar toda a equipe em um único ritmo . Na Yunus Social Business, usamos ferramentas de comunicação como o Slack para manter as conversas e reunir a equipe, o Zoom para tornar as reuniões remotas mais produtivas, o Asana para acompanhar as tarefas e nos organizar em torno de prioridades, programas colaborativos como o Google Docs para trabalhar juntos no mesmo documento e mesmo tempo, Google Agenda para saber quando as pessoas estão disponíveis para agendar chamadas, Mural para colaborar visualmente e resolver problemas e, finalmente, Clockify para acompanhar o tempo. Tudo isso faz com que todos sintam que estão trabalhando juntos sob o mesmo teto. 


DICAS PRINCIPAIS de nossos colaboradores remotos experientes


Embora o trabalho remoto possa parecer um sonho, o ajuste não é tão fácil quanto as pessoas esperam. De fato, a parte mais difícil não é a logística, mas a manutenção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, sendo coordenada e certificando-se de permanecer mental e fisicamente saudável.


Abaixo, sugerimos alguns hábitos para evitar situações que podem levar à improdutividade e tornar a experiência tão eficaz (e divertida) para todos os novos trabalhadores remotos.


*Observação: cada um trabalha de uma forma; portanto, o que funciona melhor varia de pessoa para pessoa e deve ser adaptado para se adequar ao seu contexto, personalidade e necessidades ;-)


MUDANÇA DE CENÁRIO :


Ter um espaço separado e silencioso ajuda a ativar e desativar o seu cérebro para o 'modo de trabalho'. Mantenha seu quarto ou sofá como espaços associados ao lazer. Se uma porta física separada não for possível, os fones de ouvido com cancelamento de ruído são um ótimo sinal. Isso é de grande ajuda para aqueles que trabalham com uma família ou colegas de apartamento ao seu redor.


UMA PROGRAMAÇÃO QUE FUNCIONA COM VOCÊ :


Trabalhe sempre que for mais produtivo e mantenha-se dentro do cronograma. Se você é madrugador e quer começar às 7 da manhã - pode! É ótimo priorizar tarefas importantes para o período em que você está mais alerta e as coisas menos importantes na hora do dia em que você está mais "cansado mentalmente". Caso contrário, é fácil perder o foco e "compensar o tempo à noite", o que leva ao excesso de trabalho. Se puder, tente otimizar o dia marcando reuniões com intervalos curtos entre elas, para que você tenha mais tempo ininterrupto para concluir o trabalho. E não se esqueça de comunicar esse cronograma com seus colegas de equipe, pois é muito mais difícil ver quando você está fora da mesa na vida virtual!



ESTABELEÇA UMA ROTINA DIÁRIA:


A maneira como você começa o seu dia tem um grande efeito no seu estado de espírito e, portanto, na sua produtividade. Não recomendamos ficar em 'roupas confortáveis', como pijamas. Tente definir o tom certo para a manhã e comece o dia de trabalho como faria no escritório: defina alarme, café e use roupas comuns. Deixe um copo de água ao seu lado para ajudar a dispersar qualquer distração e manter a energia e o humor elevados.


PERMANEÇA CONECTADO:


Certifique-se em sempre estar envolvido com seus colegas em videochamadas e tenha maneiras divertidas de também se comunicar sobre coisas não relacionadas ao trabalho. Na YSB, falamos diariamente no Slack com canais específicos para o trabalho, e outros para conversas mais relaxadas para comunicarmos sobre tudo e qualquer coisa, por exemplo, compartilhar vídeos, livros, podcasts e tudo mais. Iniciamos todas as videoconferências com fatos divertidos para formar laços e ouvir sobre os filhos de nossos colegas, fins de semana ou uma paixão que eles desenvolveram recentemente. Temos reuniões semanais para evitar a centralização de informações e garantir que todos saibam o que está acontecendo na organização (mesmo que isso não seja diretamente relevante para eles).


COMUNICAÇÃO FREQUENTE E CLARA:


Comunique mais do que você precisa, especialmente em equipes multi-geracionais e culturais, pois você perderá 70% da comunicação não-verbal, como linguagem corporal, tom de voz e contato visual. As pessoas então fazem suposições que levam a mal-entendidos, ou você perde informações críticas sobre seus colegas por não entender o contexto deles. 


ABRACE O MODO 'NÃO PERTURBE':


Embora seja importante fazer sua presença ser sentida, seus colegas precisam saber quando você não está trabalhando. Especialmente com essa configuração, as pessoas podem entrar em contato com você constantemente, o que significa que você pode trabalhar facilmente 24 horas por dia, sete dias por semana. Se você precisar de um tempo ininterrupto para concluir o trabalho ou estiver fazendo uma ligação, use o 'não perturbe' nas notificações. Quando você terminar o seu dia de trabalho ou estiver de folga, deixe o laptop e o telefone em um local totalmente diferente para facilitar isso.



FAÇA PAUSAS PARA FICAR LONGE DE SUA MESA :


Quando nenhum colega de trabalho o interrompe, é fácil perder a noção do tempo e trabalhar por mais tempo do que o normal. Para não se tornar um tipo de eremita, abrace o ar livre uma vez por dia para manter a mente fresca e evitar dores de cabeça que você naturalmente sente ao se conectar a monitores digitais. Recomendamos caminhadas curtas, dentro de casa mesmo, antes do início do dia ou da tarde para 'descomprimir'. 


ETIQUETA PARA REUNIÕES :


Quando você não está falando, coloque o microfone do computador no 'mudo'. Isso ajuda a evitar ruídos de fundo, especialmente quando há mais de três pessoas em uma chamada. Se você não estiver enfrentando problemas na Internet, deixe sua câmera ligada para manter uma comunicação eficaz com a linguagem corporal. Se a conexão estiver boa, evite sair do lugar para que não haja interrupções e procure deixar claro que deseja falar a seguir.

SEJA O SEU MELHOR EU REMOTO E RESERVE UM TEMPO PARA CUIDAR DE SI MESMO.


Dê uma folga a si mesmo, seja gentil com essa nova situação, que leva tempo para se acostumar, na qual a dinâmica da equipe pode parecer diferente no início. Se você se tiver questionamentos, comunique-se com seus colegas, peça ajuda, dicas ou feedback.



Criando uma cultura remota da empresa e um senso de coesão


A dificuldade de se adaptar ao trabalho remoto reside em garantir que a cultura da empresa esteja atualizada. Para isso, as empresas precisam mudar de mentalidade e adotar um estilo diferente de ambiente de trabalho. Esta é uma via de mão dupla. Os funcionários precisam se familiarizar com as ferramentas remotas, além de ter a disciplina necessária para trabalhar fora do ambiente convencional do escritório, enquanto os empregadores devem promover um ambiente estimulante, aberto e confiante a uma distância em que cada indivíduo possa prosperar e se sentir conectado.


Para que isso seja bem-sucedido, é cada vez mais importante que as empresas esclareçam seu objetivo e estabeleçam prioridades claras para garantir que os funcionários possam alinhar seu trabalho com a estratégia e os objetivos da companhia. Uma cultura de alta confiança, sistemas de gerenciamento de projetos para compartilhar o que todos estão trabalhando e fornecer feedback regular são mais importantes do que nunca. 


Esperamos que essas informações ajudem a se sentirem mais preparados para uma configuração remota nas próximas semanas. Fique seguro e cuide-se! 



9 visualizações