Buscar
  • Yunus Corporate

Carta aberta: Professor Muhammad Yunus fala sobre a crise do Coronavírus

Leia na íntegra o anúncio do adiamento do Super HappYYness Festival e convocação para a construção de um mundo pós-corona





"Querido amigo (a),


Eu deveria ter lhe escrito antes, mas o COVID-19 tem sua própria maneira de descarrilar as coisas.


Estou lhe escrevendo sobre o nosso Super HappYYness Festival. Devido às circunstâncias terríveis nas quais estamos passando, o festival será adiado para o próximo ano, nas mesmas datas, e mesmo local.


Também estou lhe escrevendo para agradecer seu apoio ativo ao nosso compromisso coletivo com nossa missão de manter uma consciência social e o sistema de negócios sociais funcionando por trás do Super HappYYness Festival, ao organizá-lo, redescobrimos nós mesmos. Agora sentimos que estamos pisando em uma terreno mais amplo. Me surpreende ver como, durante todo esse processo, construímos uma maravilhosa constelação que está pronta para provocar uma gigantesca consciência social para a construção de um mundo melhor para o amanhã.


Mas o súbito desafio global à saúde causado pela pandemia de coronavírus (COVID-19) deixou todos os planos em espera. Salvar vidas tornou-se justamente o único problema em todo o mundo. Esta nova realidade tem desafiado, a todo momento, cada um de nós. E, como parte dessa mudança de foco, deixamos nosso Super HappYYness Festival em espera para enfrentarmos com dedicação essa nova questão existencial. Aconselhamos a todos, em todos os lugares, que sigam as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da ONU (Organização das Nações Unidas): evite aglomerações e reuniões presenciais, lave as mãos com frequência e fique em casa. Saúde e segurança são nossa maior prioridade. Estamos comprometidos em seguir as recomendações e encorajamos que todos façam o mesmo.


Enquanto isso, marcamos uma nova data para o festival. O Super HappYYness Festival será realizado exatamente um ano após a data anteriormente agendada, de 26 a 29 de junho de 2021. Além de não haver razões para desistirmos, agora se tornou uma obrigação mantê-lo.


A pandemia torna este festival mais significativo e mais urgente. Ela também dá uma oportunidade de olharmos para trás, observamos nossos erros e, a partir disso, buscarmos nossa reinvenção. Esta crise está levando a ordem mundial existente ao colapso que, de um ponto de vista positivo, dá a grande oportunidade de construirmos, das cinzas da destruição da antiga ordem, uma ordem socioeconômica completamente NOVA.


Não há muitas razões para derramar lágrimas pelo colapso da antiga ordem. A velha ordem nos levou a um desastre. Nós temos uma ESCOLHA: ou voltamos aos trilhos antigos ou construímos novos trilhos para uma nova civilização. Agora estamos em posição de construir novos caminhos. Em 2008, perdemos a chance da construção de novos rumos após o colapso financeiro global. Não vamos perder a chance desta vez.


Nesse contexto, o Super HappYYness Festival 2021 se torna extremamente importante e oportuno.


Enquanto planejamos o festival de 2021, devemos nos concentrar na tarefa imediata de salvar as pessoas, particularmente os idosos e os economicamente vulneráveis. Podemos nos concentrar em que tipo de sistema de saúde precisamos construir para incluir a todos. Devemos construir um sistema em que cada um seja reconhecido como um parte do todo. Ninguém é uma ilha, não importa quão rico e poderoso. O sistema completo de vida não se limita apenas aos seres humanos; o sistema inclui todas as formas de vida. Manutenção do equilíbrio entre todas as vidas nos leva à questão de nossos hábitos alimentares, devemos aprender o que comer. O COVID19 nos ensinou uma dura lição sobre nossos hábitos alimentares. Se nos tornarmos respeitosos com todas as formas de vida, teremos mais segurança para todas as formas de vida deste planeta.


Precisamos mobilizar nossa comunidade de Super HappYYness à medida em que a crise se torna cada vez mais profunda. Podemos dar às pessoas esperança para um novo mundo no meio desta guerra feroz. Nós devemos agir. É hora de agir.Podemos agir localmente, nacionalmente e globalmente. Temos conhecimento, rede e criatividade para produzir resultados. Trabalhamos com indivíduos, famílias, comunidades, trabalhamos com os jovens, com mais velhos, com o mundo dos negócios, podemos trabalhar com empresas. Podemos trabalhar com pessoas da tecnologia. Podemos trabalhar com governos, instituições financeiras, formuladores de leis. Se não agirmos, o mundo repetirá o que fez em 2008. Essa é a opção mais fácil para o status quo. Nós temos que dar novas opções, mais atraentes do que antes, trazendo mais mudanças do que se pensava ser possível. Este é o momento da ação em todos os níveis.


Nunca antes ficou tão claro como a interconectividade transformou o mundo inteiro em um pequeno bairro. Ninguém é desconhecido; ninguém está muito longe de mais ninguém. Não há como ignorar alguém porque não temos conhecimento de suas condições ou problemas. Se não estamos fazendo nada, é por causa do nosso desinteresse. Nosso desinteresse vem de nossa crença errada de que, se eu conseguir acumular riqueza, isso beneficiará a todos. É hora de acordar e ressaltar que essa crença não se baseia na realidade e é contra todas as normas da felicidade humana. Nossa felicidade, material e psicológica, reside em compartilhar um com o outro, sem nos afastarmos.


Essa pandemia demonstra como o compartilhamento é o único caminho a seguir.


Nesta situação catastrófica, nossa responsabilidade é cuidar daqueles que precisam e não podem se proteger. Este é o momento da nossa comunidade Super HappYYness, aproveitando toda a experiência passada, propor ações que deem orientação à solidariedade mundial. Temos que mostrar a maneira de lidar com as conseqüências dos danos maciços através de nossa interminável má administração, nossos modelos econômicos mal interpretados e nossa indiferença à saúde.


Planejamos nossos próximos dias da seguinte maneira: continuaremos trabalhando nestes meses sob o slogan "O verão de propósito".


Continuaremos ouvindo a OMS e a ONU para receber suas orientações para enfrentar nossas realidades. Até o final de junho, em torno do antigo Super HappYYness, datas que acabamos de abandonar, nós, juntamente com sua contribuição, avaliaremos se será a hora de lançarmos nossa campanha para construir uma "Nova Civilização". De qualquer forma, lhe daremos um retorno com nossos pensamentos e idéias coletivas. Para isso, convidamos você a manter as datas antigas - 26 de junho a 29, 2020 - ainda reservadas, caso possamos ter idéias para nos reunir virtualmente para revisar o situação em cada país naquele momento e o papel que devemos desempenhar em nossas comunidades e também globalmente.


A pandemia do COVID-19 já impactou o mundo inteiro. Ainda teremos que ver, quando isso chegar ao fim, quanto de nossas fraquezas essa pandemia revelará em nossos sistemas de saúde e tomada de decisão global, nosso mecanismo de enfrentamento, além do sistema financeiro global e em muitos outros aspectos de nossas vidas que tomamos por certo há séculos. Até o final de junho, veremos muito mais do que o que vemos agora. Antes de começarmos a enxergar incorretos programas de recuperação maciça - inaceitavelmente inclinados para os ricos - precisamos aproveitar a oportunidade para definir nossos conceitos, elaborar nossos programas e políticas.


Devemos prometer para nós mesmos que a crise do Corona não deve terminar apenas como uma desagradável memória em um futuro próximo. Devemos nos preparar para marcar 2020 como o ano da mudança tectônica em nossa pensamento e nossa ação. A memória de 2020 deve nos fornecer o combustível moral e a vontade de nos redefinir

drasticamente. Devemos fazer 2020 como o novo ano de nascimento da raça humana. Vamos tratar como tesouro tudo o que levou a 2020. Pense nisso enquanto gastamos intermináveis dias e noites, imaginando o que o futuro reserva para este planeta e todos os formas de vida que mantém.


Enquanto isso, mantenha-se saudável, mantenha todos saudáveis, cuide dos idosos e das famílias ao seu redor que estão lutando para encontrar comida para sobreviver. Mantenha contato local e globalmente. Garanta que não estamos sozinhos.


Obrigado novamente por ser um (a) grande amigo (a)"


Atenciosamente,

Professor Muhammad Yunus


109 visualizações
Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais