Buscar
  • Yunus Corporate

Câncer sem tabu: Beaba atua na desmistificação da doença para engajar pequenos pacientes


A instituição fala de assuntos difíceis de um jeito fácil de entender e ajuda crianças e familiares a lidarem com o tratamento



A publicitária Simone Mozzilli por muitos anos trabalhou com comunicação ao mesmo tempo em que se dedicava a trabalhos voluntários em hospitais para tratamento de crianças com câncer. À medida em que se dedicava ao voluntariado, ela percebeu a dificuldade que os pequenos pacientes e seus familiares tinham para entender a doença. Com isso, ela teve a ideia de produzir um material que ajudasse a “traduzir” o câncer para as crianças e seus pais.


A medida que avançava na missão de desmistificar a doença, Simone também foi diagnosticada com um câncer no ovário após uma cirurgia para a remoção de um cisto. Internada no mesmo ambiente hospitalar que costumava atuar como voluntária, a publicitária percebeu que era muito mais urgente criar um diálogo aberto sobre a doença quando precisou pesquisar na internet sobre seu próprio câncer e não encontrou nenhuma informação otimista.


Simone com as sócias e crianças. (Divulgação)

Dessa experiência, Simone descobriu uma lacuna que precisava ser preenchida com conteúdo de qualidade e sensível à condição dos pacientes com câncer. Junto com suas sócias, ela criou o Beaba, instituição focada em diminuir a desinformação e auxiliar no tratamento das crianças por levar informação clara, objetiva e otimista sobre o câncer e seu tratamento para pequenos pacientes, familiares, profissionais de saúde e sociedade.



“Aquela doença”


Como engajar as pessoas se, às vezes, não se pode nem dizer a palavra ‘câncer’? O diagnóstico assustador do câncer pode transformá-lo em tabu, mas Simone percebeu que o paciente bem informado e participativo se tornaria protagonista no cuidado da sua saúde, pois entenderia a importância de cada processo, o que ajuda nas chances de um tratamento mais rápido e assertivo, com menos internações ou atendimentos emergenciais.


“O paciente que entende porquê um exame precisa ser feito, colabora positivamente fazendo com que se reduza o tempo daquele exame ou mesmo os medicamentos que precisam ser administrados. Uma criança que entende porquê se alimentar bem e lavar as mãos é necessário para garantir sua imunidade, tem maiores chances de se engajar e ter melhores resultados ao longo do seu tratamento. Nosso trabalho é trazer informações claras e objetivas para empoderar o paciente, de forma que se sinta seguro para enfrentar as etapas do tratamento com muito mais qualidade de vida”, explicou. 


Em 7 anos de existência, o Beaba, que começou em um quarto de hospital com algumas crianças, já impactou mais de 1 milhão de pessoas, foi publicado em diversos congressos da área oncológica e hoje está em mais de 150 instituições no Brasil e em 14 outros países.


Como funciona


O Beaba oferece um guia rápido com tudo que o paciente precisa saber sobre câncer. O material gratuito e disponibilizados em hospitais aborda os temas mais comuns do ambiente oncológico. Já o aplicativo Alpha Beat Cancer, disponível para Android e IOS, possui 20 minigames sobre câncer e tratamentos para ensinar os pacientes de forma lúdica.






O Camping leva pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde para aprender sobre a doença fora do contexto hospitalar. Os pacientes ganham medalhas de acordo com as tarefas realizadas, o que possibilita maior ressignificação e engajamento na volta para o hospital.





Futuro


O Beaba, que acabou de passar por um processo de aceleração pelo Itaú Impact Tank, programa focado na saúde e que acelerou 6 health techs, continua no processo de construção do seu braço de educação, voltado para cursos específicos como luto infantil e oncologia pediátrica. Paralelamente, a equipe também está em contato com algumas empresas e hospitais para a produção de materiais informativos sobre outras doenças, além de alguns novos projetos.


“Imaginem os números que podemos alcançar em outras frentes como diabetes ou mesmo o câncer adulto com o apoio de grandes empresas. Nosso negócio tem potencial escalável e exponencial, pois infelizmente os diagnósticos só tendem a crescer nos próximos anos. Os aprendizados da aceleração do Impact Tank foram cruciais para esse novo desenho de estratégia. Apesar de toda dificuldade que o mundo está passando no ano de 2020, esse tem sido o ano mais sólido que já tivemos, fruto de muita organização, trabalho, aprendizado e enxergando oportunidades em todos os desafios. Estamos prontas para o desenho de um novo capítulo e para muitas outras parcerias e projetos que estão surgindo muito além da área da saúde”, finalizou Simone.


ASSISTA AO PITCH COMPLETO:




22 visualizações
Agende um call ou reunião:

Whatsapp: +55.11.98265.8675

contato@yunusnegociossociais.com

Contato para imprensa:

Telefone: +55.11.98870.0140

Whatsapp: +55.11.94583.2134

elaine.coutrin@yunussb.com

Nos acompanhe pelas redes:
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Endereço:

Rua Natingui, 442

Vila Madalena, São Paulo - SP 

© 2018 by Yunus Negócios Sociais